top of page

Elencos Históricos: Barcelona 2005-06

  • bolanope
  • 31 de ago. de 2014
  • 3 min de leitura

Está começando o Elencos Históricos!!! A primeira matéria é sobre o Barcelona de 2005-06 que jogou esplêndidamente sob o comando de Ronaldinho Gaúcho, faturando a La Liga e a Champions League. Essa temporada também marcou o início da brilhante carreira de Lionel Messi.

Em 2003 o Barcelona anunciava a contratação de Ronaldinho junto ao PSG. O início da temporada não foi tão bom. Ronaldinho se machucou e o Barça terminou em 7º ao final do 1º turno, com Rijkaard ameaçado de demissão. Mas na metade do campeonato a equipe da Catalunha iniciou uma grande reação, terminando a temporada em 2º lugar. No ano seguinte o Barça buscava o título e reformulou o elenco contratando varios jogadores como Deco, que tinha feito uma bela campanha na conquista da Champions pelo Porto, Larsson, Giuly, Eto'o, Belletti e Edmílson. Não demorou muito para essa equipe funcionar, já nessa temporada o Barça foi Campeão.

Mas o Auge só foi mesmo no ano seguinte. Quando o Barcelona fez um ótimo campeonato consagrando-se campeão da Liga Espanhola e Campeão da Champions em cima do Arsenal. No dia 19 de novembro de 2005, o Barça venceu o Real Madrid por 3 a 0 em pleno Bernabéu. Logo após a genial jogada de Ronaldinho, que resultaria no 3º gol da equipe blaugrana, a torcida madrileña reconheceria a qualidade do adversário apaludindo de pé a vitória da equipe da Catalunha. Sua campanha na Champions foi igualmente espetacular, não tendo perdido um jogo sequer e sendo líder de seu grupo. Em casa o Barça só goleou na fase de grupos. Nas oitavas ganhou por 2 a 1 do Chelsea em Londres e empatou em casa garantindo a classificação para a próxima fase. Nas quartas empatou com o Benfica em Lisboa, e no jogo de volta em Barcelona ganhou de 2 a 0. Na semi o Milan foi a vítima da vez, ganhando em Milão de 1 a 0 e empatando em casa. A final seria em Paris.

Após nove anos o Barcelona voltava à uma final de Champions League. A final seria contra o Arsenal que também estava jogando muito sob o comando de Henry e Bergkamp. Foi um jogo dramático, nos minutos iniciais o Arsenal comandava o jogo com Henry no ataque. Aos 18 minutos de jogo Lehmann, goleiro do Arsenal, foi expulso e Pires teve que sair para o goleiro reserva entrar. A expulsão do goleiro dos gunners motivou o Barcelona a buscar mais o ataque, mas não foi o Barça que abriu o placar. No final do 1º tempo, aos 37 minutos, Puyol faz falta em Eboué, Henry vai para a cobrança, cruza na área e Campbell escora de cabeça para abrir o marcador. No 2º tempo Rijkaard vê a necessidade de uma alteração, e tira Edmílson para a entrada de Iniesta. Porém a substituição não muda muito o aspecto da partida, e aos 16 minutos da segunda etapa, Van Bommel sai para dar lugar a Larsson, qua faria sua última partida com a camisa do Barça. A reação demorou, mas quando aconteceu foi muito rápida, Larsson dá grande passe para Eto'o que inavde a área e finaliza para empatar o jogo. Passados 5 minutos, Larsson novamente iniciaria a jogada do gol, dando passe para Belletti que chuta quase sem ângulo e faz o gol da virada, dando o título da Champions à equipe da Catalunha. E esse foi o auge dessa geração vitoriosa do Barça sob o comando de Ronaldinho, Eto'o e companhia.

Barcelona de Ronaldinho é aplaudido em pleno Bernabéu: Acesse o Link

Final da Champions League 2005/06 - Barcelona 2 x 1 Arsenal: Acesse o Link

 
 
 

Comments


Posts Recentes

Procurar por

bottom of page